quinta-feira, 11 de julho de 2013

Roteiro de Atividade 5° e 6° Ano


A nossa oralidade nos permite usufruir de determinados recursos, como gestos, expressões faciais, retomadas de pensamento, interrupções, dentre tantos outros. Recursos estes não condizentes com a linguagem escrita, visto que nesta modalidade tais intenções são retratadas pelos chamados sinais de pontuação. Vamos observar os modelos abaixo:

- Pensemos em alguém que se mostra visivelmente surpreso (a) mediante a chegada de uma determinada pessoa. Essa adjetivação (surpreso) poderia estar relacionada a distintos sentimentos – decepção, alegria, espanto, temor, etc.

Poderíamos perfeitamente mentalizar acerca das expressões corporais em relação ao emissor, algo que na escrita seria caracterizado por:
?    -   !   -   ...   -   .
De forma específica, os sinais de pontuação fazem toda a diferença quando se trata dos diferentes tipos de frases, levando em consideração o contexto em que se encontram inseridas e a finalidade discursiva.
A partir das explicações acima vamos formar duplas e escrever um texto no aplicativo Writer utilizando os sinais de pontuação de forma correta.
O texto deve conter:
Introdução
Desenvolvimento
Conclusão
Acesse para observar os passos http://www.infoescola.com/redacao/introducao-desenvolvimento-e-conclusao/
Após o termino do texto salve com o nome da dupla e a série e envie um comentário no blog de como foi a criação do texto.

Agora vamos fazer uma atividade de ortografia bem legal. Passe os níveis e comente no blog o que mais gostou nessa atividade.

http://educarparacrescer.abril.com.br/100-erros/



Um comentário:

  1. Muito bom, Grazi, este é um ótimo exemplo para você dar sugestões aos professores de como utilizar o blog com seus alunos, principalmente com o laptop em sala de aula.

    Parabéns!

    ResponderExcluir